FANDOM

My little pony.png

My Little Pony: A Amizade é Mágica (português brasileiro) ou My Little Pony: A Mágica Amizade (português europeu) (no original My Little Pony: Friendship Is Magic) é uma série de desenho animado produzida pela Hasbro Studios, nos Estados Unidos pela DHX Media Vancouver, no Canadá, baseada numa franquia homônima de brinquedos criada pela Hasbro. A série estreou em 10 de outubro de 2010, no Hub Network, um canal de televisão norte-americano por assinatura parcialmente controlado pela Hasbro. Em10 de maio de 2014, a série terminou sua quarta temporada nos Estados Unidos, e é transmitida internacionalmente em dezenas de países, em mais de 10 idiomas. A série é exibida no Brasil pelo Discovery Kids desde 21 de novembro de 2011. Em Portugal, a série é exibida pelo Canal Panda desde 5 de março de 2012.

A Hasbro selecionou a animadora Lauren Faust como diretora criativa e produtora executiva para a série. Faust procurou desafiar a natureza feminina existente na linha My Little Pony, criando personagens mais profundos e cenários mais aventurosos, incorporando a sugestão de conteúdo E/I ("educacional e informacional") da Hasbro e a linha de brinquedos da mesma. Faust deixou a série depois da primeira temporada, mas ainda é a consultora de produção. Jayson Thiessen, o supervisor de direção da série, se tornou o showrunner a partir da segunda temporada.

A série conta a história da estudiosa pônei unicórnio chamada Twilight Sparkle, que é encarregada por sua mentora a Princesa Celestia de aprender a fazer amizade na cidade de Ponyville. Twilight torna-se amiga íntima de cinco outras pôneis: Applejack, Rarity, Fluttershy, Rainbow Dash, e Pinkie Pie. Cada uma representa uma parte diferente da amizade, descobrindo-se como as peças-chave dos "Elementos da Harmonia". Na série, as pôneis partem para aventuras e ajudam outros moradores de Ponyville, enquanto lidam também com os momentos problemáticos em suas próprias amizades.

A série foi elogiada criticamente pelo seu humor e perspectiva moral. Apesar do público alvo ser de meninas de 7 a 11 anos, a série começou a fazer sucesso com homens adultos, de idade média de 15 a 30 anos, que são chamados de bronies (amálgama debrother e pony).1 O motivo desse sucesso é a criatividade da criadora, Lauren Faust, que conseguiu misturar os elementos do desenho em Flash e as características dos personagens, fazendo que pessoas de todas as idades possam curtir. O show agora faz parte da cultura pop, e originou vários memes e frases na Internet.2

Produção Editar

My little pony.ng.png

Hasbro, Inc. já havia produzido várias gerações de brinquedos e entretenimento relacionados à franquia My Little Pony, rotuladas pelos colecionadores como Geração 1 até a 3.3 4 A série animada My Little Pony Tales, estreada em 1992, foi a série de televisão mais recente da linha de brinquedos antes de Friendship Is Magic, e apresentou o design de pôneis da primeira geração.5 6 Foi seguido por vários lançamentos direct-to-video, que apresentaram designs seguidos até a terceira geração.7 Assim como o filme do Michael Bay ajudou a impulsionar a nova linha de brinquedos dos Transformers, a Hasbro quis reequipar a franquiaMy Little Pony e atualizar a mesma para adaptá-la melhor à geração atual de meninas jovens.8 De acordo com Margaret Loesch, diretora executiva do Hub Network, revisitar as propriedades que haviam sido trabalhadas no passado foi uma decisão importante de programação, influenciada em certa medida pela opinião dos executivos da rede de programação, alguns dos quais já foram fãs de tais seriados.9 A Vice Presidente Sênior Linda Steiner também afirmou que eles "pretendiam que o show tivesse um alvo demográfico mais brando", com o conceito de pais "co-assistirem" com suas crianças um tema central da programação do Hub Network.10

A animadora e escritora Lauren Faust aproximou-se da Hasbro, visando desenvolver sua propriedade de brinquedos para meninas "Galaxy Girls" em uma série animada.11 Faust, que havia trabalhado anteriormente em The Powerpuff Girls e Foster's Home for Imaginary Friends, havia lançado animações originais para meninas por anos, mas sempre foi rejeitada pelos estúdios e redes porque desenhos para meninas foram considerados sem sucesso.12 Quando ela chegou para Lisa Licht da Hasbro Studios, Licht mostrou para Faust uma de suas animações recentes de My Little PonyPrincess Promenade, "completamente na mosca". Licht considerou que o estilo de Faust iria se encaixar na linha, e então pediu a ela para considerar "algumas ideias para onde levar uma nova versão da franquia".8 11

Personagens Editar

Principais Editar

  • princessa Twilight Sparkle: A personagem principal da série, é uma pônei unicórnio inteligente e estudiosa que se mudou para Ponyville para aprender o valor da amizade. Aprendiz da Princesa Celestia, vive acompanhada de seu bebê dragão chamado Spike. Hospedou-se na biblioteca de Ponyville, onde coleciona seus livros e pratica magia. Ela é lilás e sua crina e cauda são lisas e azul marinho com mechas rosa e roxa. Sua marca especial ("cutie mark") é uma centelha rosa de 6 pontas com outras estrelas em volta, e seu Elemento da Harmonia é a magia. Costuma ser a mais consciente do grupo, sempre disposta a ajudar suas amigas. Tem uma coruja de estimação chamado Owlowiscious. A partir do final da terceira temporada se tornou um alicórnio (unicórnio alado).
  • Applejack: Pônei terrestre, é uma "cowpony" que cultiva maçãs e mora no Rancho Maçã Doce/Doce Maçã, com sua avó Vovó Smith, seu irmão mais velho Big McIntosh e sua irmã mais nova Apple Bloom. Amparada por uma grande família, ela é responsável e trabalhadora, além de ser a mais forte entre suas amigas. É laranja com crina amarela e amarrada em rabicós vermelhos e usa um chapéu. Sua marca especial são três maçãs e seu Elemento da Harmonia é a honestidade. Tem uma cadela de estimação chamada Winona que ajuda a cuidar do rebanho.
  • Rainbow Dash: Pônei pégaso competitiva e atleta que sonha em ser uma dos Wonderbolts, um grupo de pégasos corredores de nuvens. É a única pônei que já conseguiu fazer um movimento chamado "Arco Íris Supersônico" ("Sonic Rainboom"), diversas vezes. Ela é azul com crina espetada das cores do arco íris, sua marca especial é um raio de arco íris saindo de uma nuvem, representando o Arco Íris Supersônico, e seu Elemento da Harmonia é a lealdade. É a mais durona do grupo. Mora numa casa feita de nuvens no céu e tem um jabuti de estimação chamado Tank, que demonstrou se importar muito com ela.
  • Rarity: Pônei unicórnio estilista, designer de roupas e costureira, é elegante, dramática e um tanto vaidosa. Tem uma irmã mais nova chamada Sweetie Belle. É uma das pôneis mais bonitas da cidade, sendo que é branca com crina roxa enrolada, sua marca especial são três diamantes azuis e seu Elemento da Harmonia é a generosidade. Tem uma gata de estimação chamada Opalência (Opalescence, na dublagem original). Spike é apaixonado por ela.
    • Fluttershy: Pônei pégaso muito tímida e que adora animais, cuida com muito amor e cuidado de cada um, e sabe domá-los como ninguém. Prefere passar mais tempo nos bosques com seus amigos animais do que na cidade grande. Ela é amarela com uma crina rosa claro lisa e longa. É a mais delicada e sensível do grupo, um pouco medrosa, apesar de saber se defender quando precisa. Sua marca especial são três borboletas cor de rosa e seu Elemento da Harmonia é a bondade. Tem um coelho de estimação chamado Angel.
    • Pinkie Pie: Pônei terrestre, é animada e hiperativa, pronta para fazer e participar de qualquer festa, trabalha na doceria Torrão de Açúcar. Ela é toda cor de rosa claro, com crina encaracolada rosa choque. Com energia e otimismo sobrando, é musical, barulhenta, saltitante e com uma personalidade meio maluca, as vezes se mostrando um pouco inconveniente e ao mesmo tempo uma ótima companhia. Sua marca especial são três balões (dois azuis e um amarelo) e seu Elemento da Harmonia é o bom humor. Tem um jacaré banguela de estimação chamado Gummy.
    • Spike: O bebê dragão de estimação de Twilight Sparkle, muito leal a sua dona e amado por todas as pôneis. É lilás com escamas verdes, pequeno e capaz de soltar chamas esverdeadas pela boca, capazes de trazer e levar cartas de Ponyville ao palácio real. Costuma ajudar Twilight a organizar seus livros e a escrever cartas para a Princesa Celestia. Tem um comportamento de criança e é inocentemente apaixonado por Rarity.

Outros Editar

      • Princesa Celestia - A princesa de Equestria e sábia professora de Twilight Sparkle, é um alicórnio muito nobre e respeitado por todos. Mora em um majestoso palácio em Canterlot e está sempre cercada por guardas. Vive desde o nascimento do mundo e é a responsável por vigiar o dia, sendo uma espécie de divindade. É mais alta que os outros pôneis, branca de crina colorida esvoaçante, usando uma bela coroa na cabeça. Sua marca especial é uma figura do Sol. Até a terceira temporada, costumava receber cartas de Twilight e de suas amigas sobre o que aprenderam a respeito do poder da amizade. Tem uma fênix de estimação chamada Philomena.
      • Princesa Luna - A sombria irmã mais nova da Princesa Celestia é a responsável por vigiar a noite. Segundo a lenda, foi aprisionada durante séculos dentro da lua por sua irmã como castigo pela atitude rebelde, para ser finalmente libertada como a perversa Night Mare Moon (pesadelo da lua). É um alicórnio azul escuro de crina azul estrelada, usando uma coroa negra na cabeça. Depois de ser derrotada pelos elementos da harmonia, arrependeu-se e voltou a morar com a irmã. É um pouco menor que Celestia e tem como marca especial a imagem da lua sobre um fundo negro.
      • Apple Bloom - A irmã mais nova de Applejack, é espevitada e sua maior vontade é de crescer e encontrar um talento único para então ganhar uma marca especial. Formou com as amigas Sweetie Belle e Scootaloo o grupo das Cutie Mark Crusaders, em busca por uma marca especial.
      • Sweetie Belle - A irmã mais nova de Rarity, integra junto com Apple Bloom e Scootaloo o grupo das Cutie Mark Crusaders. Mostra ter um grande interesse por coisas relacionadas à arte, como música e teatro.
      • Scootaloo - A terceira integrande do grupo das Cutie Mark Crusaders é uma pônei pégaso que ainda não sabe voar. Tem uma idolatração por Rainbow Dash, sendo que é a presidente do seu fã-clube.
      • Big McIntosh - O irmão mais velho de Applejack e Apple Bloom, trabalha na fazenda e costuma se comunicar com poucas palavras.
      • Vovó Smith - A avó de Applejack é a grande matriarca da família Apple e uma das mais antigas habitantes de Ponyville.
      • Zecora - Uma zebra esotérica que veio de terras distantes para morar numa cabana na misteriosa Floresta da Liberdade. Os habitantes de Ponyville tinham muito medo dela, pois acreditavam que ela praticava bruxaria.
      • Cheerilee - A professora da Escola de Ponyville.

Também no FANDOM

Wiki aleatória